Sicomércio Volta Redonda

Decreto que estabelece prazo de 10 dias para ciência de notificações entrou em vigor nesta terça-feira, dia 01

Os membros do Fórum das Entidades Empresariais de Volta Redonda se reuniram nesta terça-feira, dia 01, na sede da CDL VR, para discutir o decreto estadual 45.948/2017, que instituiu o Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC) e a Caixa Postal Virtual da Secretaria de Estado de Fazenda. Trata-se de uma nova regra destinada à comunicação entre os contribuintes de ICMS e a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz).
O decreto determina que as empresas tomem ciência no prazo de até 10 dias corridos após o recebimento de qualquer tipo de notificação. Caso não acessem ao DEC nesse prazo, a ciência passa a ser automática a partir do décimo primeiro dia da publicação do ato e começa a contagem do prazo legal para cumprimento das exigências estabelecidas.
O presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Volta Redonda (Aescon) e membro do Fórum, Leandro Glória, argumentou que a exigência de resposta via DEC e Caixa Postal Virtual no prazo estabelecido pelo decreto causa transtornos à classe empresarial. A nova legislação já entrou em vigor nesta terça-feira, dia 01, e exige o credenciamento e utilização do serviço imediatos.
“Em nosso entendimento, esse decreto onera o contribuinte de ter a obrigação de checar a caixa postal da Sefaz semanalmente. Se não o fizer, a ciência será considerada automaticamente e, transcorrido o prazo das providências, ele poderá sofrer multas e outras penalidades. Sabemos que a intenção é virtualizar o processo de comunicação, mas, na prática, o contribuinte ficará com o ônus. Estamos redigindo um texto para ser enviado à Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), solicitando a extensão do prazo para envio de resposta à Sefaz. Esperamos ser atendidos”, explicou Leandro. 
Outra pauta debatida durante a reunião foi a criação de uma comissão de membros do Fórum para estudar o projeto de lei que trata da implementação do Código Estadual de Defesa do Contribuinte. “Esse documento vai contribuir com a garantia de direitos do contribuinte”, ressaltou Evandro Queiroz Glória, presidente do Fórum das Entidades Empresariais de Volta Redonda. Para ele, as discussões sobre legislação tributária são extremamente importantes para garantir a salubridade das empresas.
“A péssima qualidade do sistema tributário brasileiro resulta em uma grande quantidade de trabalho improdutivo, o que prejudica a competividade e o desenvolvimento das empresas. Por isso, o Fórum tem acompanhado de perto o andamento de vários projetos de lei municipal e estadual que possam interferir diretamente na atividade empresarial”, destacou Evandro, ressaltando ainda que o Fórum solicitou à Câmara de Vereadores de Volta Redonda a participação na comissão que vai debater mudanças no Código Tributário do município.

Foto: Divulgação

Receber notificações Sim Não
Sicomércio Volta Redonda
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.