Sicomércio Volta Redonda

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rosseto, revogou  a Portaria nº 1288, de 1º de outubro, publicada no Diário Oficial da União (DOU) .

A Portaria nº 1288 estabelece instruções para o cumprimento da cota de aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) e para o cumprimento alternativo desta cota nas empresas cujas atividades demandem mão de obra com habilitação técnica específica, que impossibilitam a aprendizagem e/ou que prestem serviços em ambientes insalubres e/ou perigosos. O texto define também o que pode ser considerado como aprendizes para os efeitos de cumprimento da cota.

A Portaria nº 1.288 representava um avanço para setores como o de Asseio e Conservação, e foi resultado do Grupo de Trabalho instituído pelo Ministério do Trabalho, do qual participaram, representando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), Edgar Segato Neto, e Jacymar Dalcamini, vice-presidente para assuntos jurídicos da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist).

A revogação se deu por meio da Portaria nº 21, publicada no DOU de 20 de outubro de 2015, terça-feira desta semana, significando um retrocesso para os segmentos afetados. De acordo com a Febrac, o ministro Miguel Rossetto garantiu reabrir em 15 dias os trabalhos do Grupo de Trabalho para debater a contratação de aprendizes.

Receber notificações Sim Não
Sicomércio Volta Redonda
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.