Início > Notícias > Lendo
JUCERJA-RJ AJUDA NA ABERTURA DE EMPRESAS

Publicada em 12/04/2022

A Fecomércio RJ, em parceria com a Junta Comercial (JUCERJA), disponibiliza diversos serviços de registro empresarial em 8 (oito) postos de atendimento da Junta instalados em sindicatos filiados localizados em regiões estratégicas do interior do estado.

Jucerja – Foto: Groove

Em breve, será inaugurada uma nova unidade em Niterói. A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento econômico local facilitando o acesso ao registro de empresas realizado pela Junta Comercial.

Além deste serviço – que pode ser utilizado por empresas sediadas de todo o estado, os postos também oferecem orientação sobre registro, auxílio na pesquisa e emissão de certidões de empresas e carteira de empresário; verificação de existência de empresas e vínculo empresarial; e orientação para a regularização e atualização cadastral de MEIs.

Serviços Disponíveis

A estrutura criada nos postos da JUCERJA em parceria com a Fecomércio RJ tem como objetivo atender de forma diferenciada os empresários e profissionais que trabalham com o registro de empresas, visando a orientação adequada para a realização do registro de atos empresariais.

Agilidade e conveniência são outros benefícios oferecidos pelos postos, já que os processos recebidos nas unidades descentralizadas localizadas nos sindicatos filiados à Fecomércio RJ são analisados pelos servidores da sede da Junta Comercial. Além disso, os postos de atendimento nos sindicatos podem receber processos de empresas localizadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, não estando limitado à região na qual o sindicato está localizado.

O serviço realizado nos sindicatos tem como diferencial a verificação prévia dos documentos, realizando assim o saneamento de possíveis exigências por falta de documentação.

Se o processo recebido pelo posto no sindicato for objeto de exigência pelo examinador da JUCERJA, o colaborador treinado para o atendimento poderá dar todo o suporte para esclarecer a auxiliar no cumprimento.

Também será possível obter informações sobre a forma adequada de realizar o registro de empresas, seja quanto a constituição, alterações ou distrato, sendo possível o auxílio na elaboração dos atos de registro. A equipe do sindicato, juntamente com a Fecomércio RJ está apta e poderá realizar esse tipo de consultoria de registro empresarial.

Além do recebimento de processos de registro de empresas, outros serviços realizados pela Junta Comercial podem ser orientados pelos postos nos sindicatos, como por exemplo: solicitação de certidões, pedido de carteira de empresário, verificação de existência de empresas e vínculo empresarial.

Os postos de atendimento, em parceria com a equipe do REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) na sede da JUCERJA, também estão capacitados a orientar sobre o registro e situação cadastral dos MEI que deseja realizar a regularização e atualização do registro empresarial.

Esse projeto teve início com a aprovação da Deliberação JUCERJA nº 111, publicada no Diário Oficial de 24/01/2019, onde foram definidos os procedimentos para a protocolização de pedidos de arquivamento dos atos submetidos a registro na Junta Comercial, por meio das entidades sindicais filiadas à Fecomércio RJ. Com base no Termo de Cooperação firmado entre as entidades JUCERJA e Fecomércio RJ, foi possível exercer a descentralização dos serviços de recebimento e protocolo de documentos por delegação da Junta Comercial, nos termos do art. 7º da Lei 8934/94 e da Instrução Normativa DREI nº 04/2013.

Onde encontrar postos JUCERJA em Volta Redonda:

Sicomércio-VR           
Telefone: (24) 3339-9303
Endereço: Rua Bernardo Ferraz, Nº 383 – Aterrado – Volta Redonda.

Leia também
Rua Bernardo Ferraz, 383 - Bairro Aterrado
Volta Redonda - RJ - CEP: 27213-020
Telefones: (24) 3347-1330 / (24) 3347-4570
Tecnologia por Visar Tech