O presidente do Sicomércio-VR, Levi Freitas, e a gerente-executiva, Rosemeri Carvalho, participaram de 9 a 11 de julho, no CICB – Brasilia, do Sicomércio 2025 — um dos eventos mais relevantes do Sistema Comércio para o fortalecimento das lideranças sindicais de todo o Brasil. Foram três dias de conteúdo qualificado, integração e boas práticas, reunindo representantes de Sindicatos, Federações, Sesc Brasil e Senac Brasil, com foco no presente e no futuro da representação sindical.
“Foi uma excelente oportunidade para debatermos as novas diretrizes e desafios enfrentados pelos sindicatos patronais, as mudanças tecnológicas e a forma como o comportamento do consumidor vem mudando frente ao digital, com novas tendências, e também entender esse novo cenário socioeconômico. Com esse novo olhar, vamos continuar trabalhando junto às empresas da nossa cidade, planejando novas ações”, afirmou Levi.
A programação contou com debates de alto nível com nomes que são referência em inovação, gestão e liderança institucional, reforçando o papel estratégico dos sindicatos no cenário nacional.
Mais do que um evento, o “Conecta Sicomércio” é um espaço de construção coletiva, onde ideias ganham forma, experiências se transformam em soluções e a representatividade se fortalece com resultados.
No dia 08/07, a Fecomércio RJ apresentou, no Conecta 2025, em Brasília, o ProSind – programa que fortalece os sindicatos e promove o desenvolvimento e qualificação dos dirigentes sindicais, visando o fortalecimento das entidades e o aprimoramento dos seus serviços.
O assessor da Presidência da Fecomércio RJ, Rafael Cantini, realizou uma palestra na qual destacou as estratégias adotadas pela instituição para fortalecer e valorizar os sindicatos que integram sua base.
“É um desafio, e nosso objetivo com o ProSind é contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos nossos sindicatos”, afirmou.
O programa oferece suporte técnico e conhecimento aos sindicatos filiados à Fecomércio RJ para que possam atender melhor às empresas que representam.
Durante o painel “O perfil do novo líder sindical”, realizado, nesta quarta-feira (09/07), no Sicomércio, em Brasília, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, defendeu que os sindicatos precisam atuar de forma estratégica para garantir um ambiente de negócios mais favorável no Brasil.
“Os sindicatos são os membros mais importantes do Sistema Comércio. O primeiro objetivo que devemos ter é trabalhar para criar um ambiente de negócios favorável para o empresário. Além disso, é preciso diagnosticar quais são nossas dores: a produtividade no nosso país é uma das mais baixas no mundo e o custo das nossas empresas está relacionado à baixa produtividade. Temos que trabalhar nos problemas que estão na estrutura do mundo empresarial. Existem problemas conjunturais, mas precisamos trabalhar os estruturais de forma profunda, com capacitação e garantia de direitos do trabalhador e do empresário”, afirmou Antonio Queiroz.
O debate reuniu ainda os presidentes da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, e da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes e Alain MacGregor, da CNC, no espaço temático de Relações Sindicais. Os participantes discutiram as novas competências e habilidades exigidas dos líderes sindicais em um cenário cada vez mais desafiador e dinâmico, reafirmando o papel central das federações na defesa do setor. Ele destacou a importância da valorização da equipe.





