Sicomércio Volta Redonda

Os supermercados não terão mais a obrigatoriedade de contratar empacotadores. o Supremo Tribunal Federal julgou improcedente a Lei 2.130/93, depois que a Confederação Nacional do Comércio entrou com uma Ação de Inconstitucionalidade (AI), solicitada pela Fecomércio_RJ (Federação do Comércio do Rio), a pedido do Sindicato do Comércio de Volta Redonda (Sicomércio-VR), atendendo a solicitação do setor de supermercados.  

Por maioria dos votos, o STF decidiu por atender o pedido, considerando que a norma ofende o princípio da livre iniciativa, previsto no artigo 170 da Constituição Federal. O objetivo da legislação era evitar filas e reduzir o tempo de espera nos caixas durante a pandemia da Covid-19. Para o presidente do Sicomércio-VR, Jerônimo Santos, a criação da lei era desnecessária, uma vez que várias medidas foram tomadas para manter a segurança e o distanciamento, como a demarcação do distanciamento. 

“O comércio precisa ter a decisão de fazer a contratação ou não, já que tem precisado se reinventar durante o momento delicado que passamos. Além disso, os supermercados funcionam em horário amplo, com um fluxo bem distribuído, o que já evita filas. Pedimos a Fecomércio e a CNC que nos ajudassem nessa ação, já que os supermercados vêm agindo de forma a impedir aglomerações,e controlando o limite de pessoas, por exemplo. Estamos satisfeitos com essa decisão, já que beneficia um setor importante, que gera mais de 30% dos empregos em nossa cidade e boa parte das vagas de trabalho em todo o estado”, afirmou Jerônimo.

No STF, prevaleceu o voto do ministro Luís Roberto Barroso, que será o redator do acórdão. Ele reforçou que o modelo econômico previsto na Constituição de 1988 é o da livre iniciativa. “Nesse modelo, não cabe ao Estado decidir se vai ter ou não empacotador nos supermercados”, afirmou. Ele sustentou que o Estado deve interferir na economia pelos fundamentos constitucionais que legitimem essa intervenção, que ele não verificou no caso.

A divergência foi seguida pelos ministros Rosa Weber, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e pela presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia.

Receber notificações Sim Não
Sicomércio Volta Redonda
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.