Sicomércio Volta Redonda

Representantes de nove entidades empresariais de Volta Redonda e Barra Mansa estiveram reunidos no final da tarde do dia 02, na sede da CDL VR, para debater a legislação tributária do Estado do Rio de Janeiro e assuntos referentes ao setor produtivo. Durante o encontro, foi assinada uma carta aberta direcionada ao governador Luiz Fernando Pezão.

No documento, as entidades manifestam indignação e repúdio à Lei Estadual nº 7176/15, que determinou a criação da ‘Taxa Única de Serviços Tributários da Receita Estadual’, a ser recolhida trimestralmente pelas empresas contribuintes de ICMS. A carta ainda manifesta a posição contrária das entidades à publicação da Lei Complementar 61, que elevou a contribuição do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza de 1% para 2% relativa ao ICMS, e ao Decreto 45.532/2015 que retirou o benefício da isenção do ICMS para operações de transporte dentro do estado do Rio Janeiro.

“Todas as legislações foram sancionadas no final do ano passado, na surdina, sem que o setor empresarial tivesse condições de se manifestar. Com as mudanças previstas nas leis citadas, haverá um significativo aumento da carga tributária. Isso compromete ainda mais a situação das empresas do estado do Rio de Janeiro, num cenário econômico recessivo sem perspectivas de melhoras no curto prazo”, argumentou Rafael Milton Teixeira Júnior, presidente da ACIAP Barra Mansa.

O presidente do Sicomércio Volta Redonda, Jerônimo dos Santos, lembrou que o Sul Fluminense já sofre os reflexos da crise, com demissões e fechamento de empresas. “O novo pacote tributário do estado pode potencializar ainda mais o cenário negativo da economia, com aumento no número de desempregados e redução da circulação de dinheiro e arrecadação de impostos”, disse o empresário.

Na carta aberta, as entidades exigem a alteração das leis criadas em caráter de urgência e se colocam à disposição para dialogar com o governo estadual. “Queremos colaborar na construção de uma política que possa oferecer melhores condições para as empresas. O governador e os deputados estaduais não podem se furtar a mediar uma solução urgente para tais mudanças que são totalmente incoerentes com o momento econômico em que estamos vivendo”, defendeu Joselito Magalhães, presidente da ACIAP Volta Redonda.

Para a presidente da CDL Volta Redonda, Maria Auxiliadora Marcelino, a Dorinha, o aumento e criação de novos tributos resultam no desestímulo às atividades formais. “Isso provoca a perda de arrecadação para o próprio estado. Compreendemos que governo estadual está enfrentando uma crise grave, mas penalizar as empresas é errado. Defendemos que a solução está na adoção de medidas que permitam um ajuste fiscal permanente”, afirmou Dorinha.

A carta foi assinada pelos presidentes da ACIAP BM, ACIAP VR, Sicomércio VR, CDL VR, Metalsul, Sindicato dos Contabilistas de Volta Redonda, Sinduscon-SF, Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Volta Redonda e Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria da Região Sul Fluminense. O documento será enviado ainda esta semana ao governador do Estado.

Ação na Justiça – Ainda durante o encontro, foi discutido o ingresso de uma ação judicial pelas entidades empresariais. “Nossa intenção é entrar com um mandado de segurança, pedindo a suspensão da cobrança da ‘Taxa Única de Serviços Tributários da Receita Estadual’. Na ação, vamos apresentar diversos argumentos que vão contra a natureza da cobrança dessa taxa, que se configura como um novo tributo imposto às empresas”, explicou a advogada Eliane Rodrigues Frederico, diretora tributária-fiscal da ACIAP VR. Um novo encontro dos representantes das entidades foi agendado para o dia 16 de fevereiro. 

Receber notificações Sim Não
Sicomércio Volta Redonda
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.