Início > Notícias > Lendo
Nota de 200 reais entra em circulação nesta quarta, 02/09

Publicada em 02/09/2020

 
Nesta quarta-feita (02/09) foi lançada a nova nota, com imagem do lobo-guará, no valor de 200 reais. O Banco Central fez o lançamento às 13:30 e logo após a cerimônia, que foi transmitida através do canal oficial do banco no YouTube, já foi liberada para circulação. Foram encomendadas 450 milhões de cédulas até dezembro deste ano.
 
Como principais motivos de criar a nota de 200, tem-se a diminuição de transações em dinheiro vivo, economizando impressão em papel moeda e segundo a necessidade de trazer uma resposta para a demanda do saque do auxílio emergencial, já que as parcelas autorizadas somam R$ 160 bilhões.
 
A cerimônia contou com as presenças do presidente do BC, Roberto Campos Neto, e da diretora de Administração, Carolina de Assis Barros. Segundo a direção do BC, é importante se atentar para o perigo de notas falsas. O protocolo de segurança recomendado é o já utilizado para as demais notas. Confira algumas disponibilizadas pelo Banco Central:
 
- Veja a marca d’água: Coloque a nota contra a luz e veja, na área clara, a figura do animal e o número do valor da nota, em tons que variam do claro ao escuro.
 
- Sinta o alto relevo: Pelo tato, você sente o relevo em algumas áreas da nota. Por exemplo: na frente, na legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”.
 
- Descubra o número escondido: Ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um lugar com bastante luz, você vê o valor da nota aparecer nas áreas indicadas. 
 
 - Veja o fio de segurança: Um fio escuro fica visível próximo ao meio da nota, quando ela é colocada contra a luz. Nele estão escritos o valor e a palavra “REAIS”. Mas repare que o fio só está presente nas cédulas de 10, 20, 50 e 100 reais.
 
O procedimento completo: Link
Leia também
Rua Bernardo Ferraz, 383 - Bairro Aterrado
Volta Redonda - RJ - CEP: 27213-020
Telefones: (24) 3347-1330 / (24) 3347-4570
Desenvolvido por Rian Design