Início > Notícias > Lendo
Entidades empresariais cobram prazo para reabertura do comércio

Publicada em 31/03/2020


Foi enviado em nome da CDL-VR, Sicomércio-VR, Aciap-VR e  Sipacon-SF, um novo ofício ao prefeito Samuca Silva, solicitando respostas ao primeiro ofício enviado no dia 27/03, pedindo a antecipação de reabertura do comércio em geral para o dia 03/04, três dias antes, do previsto pelo Decreto Municipal 16.082, que estabelecia o prazo de reabertura em 06/04. O objetivo da antecipação do prazo é para dar condições às empresas que estão fechadas de pagarem os salários de seus funcionários.

 

Exmo. Prefeito do Município de Volta Redonda Elderson Ferreira Silva (Samuca Silva)


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda – CDL/VR; o Sindicato do Comércio Varejista de Bens e Serviços de Volta Redonda – SICOMERCIO/VR; a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda – ACIAP/VR; e o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Sul Fluminense – SIPACON, vem perante V. Exa. esclarecer e requerer o que se segue:

Considerando que o Decreto Municipal 16.082 de 2020 prevê a reabertura do comércio no próximo dia 06 de abril de 2020 e corroborado através dos comunicados emitidos por V. Exa.  nas redes sociais, SOLICITAMOS de forma emergencial a antecipação da reabertura do comércio para o dia 03 de abril de 2020, na forma requerida no ofício anterior, por conta dos seguintes motivos adiante expostos:

  • Não houve um aumento significativo de casos graves de COVID-19 na cidade;
  • O Hospital de Campanha será inaugurado até sexta-feira, dia 03 de abril de 2020, de acordo com informação prestada por V. Exa. ;
  • V. Exa. já proibiu/restringiu o acesso de pessoas de fora do município como forma de conter a proliferação do contágio.
  • Em pesquisa realizada aos associados das 04 (quatro) entidades signatárias do presente ofício, acima de 60% dos comerciantes vinculados não conseguirão arcar com os salários de seus funcionários, haja vista queda de mais de 80%, quando não de 100%, do faturamento do comércio em geral;
  • Com a referida queda de faturamento, além da dificuldade de honrar com os salários dos funcionários e colaboradores, a maioria das empresas consultadas não conseguirá arcar com os compromissos tributários e fiscais nos próximos 03 (três) meses;
  • Além do mais, há risco de demissão em massa no comércio do Município de Volta Redonda, o que acarretará inúmeros problemas nas áreas de segurança e assistência social.

    LEVANTAMENTO DESLIGAMENTOS (17/03 A 27/02)
     
    DEMISSÕES: 1.759 EM DEZ DIAS DE QUARENTENA;
    FÉRIAS COLETIVAS: MAIS DE 4 MIL
    MAIS DE 60% DAS EMPRESAS NÃO TERÃO CONDIÇÕES DE ARCAR COM A FOLHA DE PAGAMENTO, VENCENDO ATÉ O QUINTO DIA ÚTIL DE ABRIL; ALÉM DE NÃO CONSEGUIREM HONRAR COM OS COMPROMISSOS FISCAIS E TRIBUTÁRIOS PELOS PRÓXIMOS 3 MESES.
     
    PREVISÃO FUTURA
    PELO MENOS 30% DAS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS TENDEM A FECHAR, CASO O COMÉRCIO NÃO REABRA
     
    * O LEVANTAMENTO FOI FEITO NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 31/03/2020 JUNTO AOS ASSOCIADOS, CONSULTADOS SOBRE A ECONOMIA

 

Leia também
Rua Bernardo Ferraz, 383 - Bairro Aterrado
Volta Redonda - RJ - CEP: 27213-020
Telefones: (24) 3347-1330 / (24) 3347-4570
Tecnologia por Visar Tech