Início > Notícias > Lendo
Pesquisa com empresários fluminenses revelou que 60,9% são a favor da antecipação dos feriados

Publicada em 30/09/2019

Proposta que vai a votação na Câmara do Deputados pretende diminuir o número de feriados enforcados no Brasil

 

Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei que pretende antecipar para segunda-feira todos os feriados entre terças e sextas-feiras. O objetivo é ampliar o número de dias úteis para fomentar a economia. A Fecomércio RJ realizou uma pesquisa com o empresariado do estado do Rio de Janeiro e apurou que 60,9% consideram ótimo antecipar para segunda-feira todos os feriados que caírem nos dias úteis da semana, com exceção de algumas datas especiais, e apenas 18,1% afirmaram ser péssimo.

 

Para 58,6% dos empresários ouvidos, o número excessivo de feriados ao longo do ano prejudica a economia de alguma forma. O estudo também apontou que para 51,5% dos comerciantes o custo com funcionários que trabalham nos feriados não influencia em sua decisão de não abrir o estabelecimento, mas sim o fraco movimento, apontado por 31,3% como a principal razão.

 

O mesmo levantamento apurou que 42,9% do comércio não abre suas portas nos feriados. A pesquisa também sinalizou que para 46,5% dos empresários os feriados prejudicam de alguma forma os negócios. Enquanto que para 24,1% os feriados favorecem os negócios.

 

Apesar do Rio de Janeiro ser uma cidade que recebe milhares de turistas, cerca de 66,7% dos pesquisados não possuem comércio em região turística e 80,9% dos empresários que participaram do estudo possuem loja de rua.

 

Câmara dos Deputados pode acabar com os feriados de quatro dias  

 

O projeto de lei do senador Dário Berger (MDB-SC) pretende passa para segunda-feira todos os feriados ocorridos entre terças e sextas-feiras visando aumentar número de dias úteis para comércio e escolas.

 

A iniciativa já foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte e pode acabar com as emendas de feriados, ao transferir para as segundas-feiras todos os dias festivos que coincidirem entre terças e sextas-feiras. Desta forma, acabariam as emendas que permitem feriados prolongados de até 4 dias. Estão excluídos do projeto os feriados de 1º de janeiro, Carnaval, Páscoa, 1º de maio, Corpus Christi, 7 de setembro, 12 de outubro e Natal.

 

Leia também
Rua Bernardo Ferraz, 383 - Bairro Aterrado
Volta Redonda - RJ - CEP: 27213-020
Telefones: (24) 3347-1330 / (24) 3347-4570
Desenvolvido por Rian Design